ATUAMOS PARA MINIMIZAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PLANETA
A neutralização da emissão de CO2 é uma das frentes para a sustentabilidade na logística de nossas operações
O Grupo Carrefour Brasil tem investido em iniciativas para reduzir as emissões de CO2 no planeta. Entre elas, a empresa se concentra em aumentar a eficiência em logística, na mudança da matriz energética da sua frota e em um programa de neutralização de carbono no Brasil.
Como resultado desses esforços, na comparação do primeiro semestre de 2020 com o de 2019, houve uma redução de 17% na tonelagem de CO2 emitido na distribuição de mercadorias.
Nos transportes, o aumento da eficiência pela revisão de processos proporcionou a redução da quilometragem rodada, o aumento do volume expedido por veículo e, como consequência, um número menor de viagens.
Também foi viabilizada a expedição direta entre Centros de Distribuição (CD) nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e para o Distrito Federal, bem como a melhor ocupação e acomodação da carga nesses centros.
Um dos grandes vértices da estratégia do Grupo Carrefour Brasil para a redução das emissões de poluentes está na alteração do perfil dos veículos de sua frota.
Para abastecer a loja Pamplona, em São Paulo, por exemplo, ao invés de empregar nove veículos de pequeno porte e um de grande porte, a operação passou a ser feita por cinco de grande porte e apenas um de pequeno porte. Esse modelo gerou maior aproveitamento dos transportes e, portanto, menos viagens.
Para reduzir a dependência de energias fósseis, a companhia adotou o Gás Natural Liquefeito (GNL). Dois caminhões ecológicos – que emitem 15% menos CO2 que a versão a diesel – circulam desde julho de 2020 e atendem lojas da capital paulista e do interior do estado.
Em outubro de 2020, dois veículos 100% elétricos, equipados com uma bateria de 97 kWh, com 250 km de autonomia e zero de poluição, começaram a rodar com a bandeira do Carrefour.
O grupo busca ainda parcerias para a utilização de agrocombustíveis como o biometano, cuja redução de gases poluentes pode chegar a 90%, mas ainda não está disponível em larga escala no mercado. Em longo prazo, também planeja ter infraestrutura para transformar resíduos de alimentos das lojas em biomassa para combustível de sua frota, um ganho também no aspecto da economia circular.