Todas as embalagens da Marca Própria serão sustentáveis até 2025
Redução de plástico é prioridade em vendas de lojas e e-commerce
O Grupo Carrefour Brasil tem trabalhado em inovação e melhorias para adotar matérias-primas mais sustentáveis em suas embalagens. A meta é que 100% das usadas na Marca Própria sejam reformuladas até 2025, tornando-se recicláveis, reutilizáveis ou aptas à compostagem.
As ações nesse sentido têm sido conduzidas por um Comitê criado em 2018 e integrado por profissionais de diversas áreas da empresa, além de contar com o apoio de uma consultoria especializada. O Grupo Carrefour Brasil é signatário do Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation.
O objetivo da empresa passa também pela transformação das embalagens de produtos sob responsabilidade das áreas de perecíveis, e-commerce, PGC, Não Alimentar e Bazar.
Em 2020, 83 produtos de marca própria foram lançados com embalagens 100% recicláveis ou compostáveis e 26 embalagens de produtos de marca própria foram alterados para 10% recicláveis ou compostáveis.
O plástico vem perdendo espaço nas lojas e nas vendas pelo portal da companhia. Em 2020, seu uso foi reduzido em 67 toneladas, sendo que, em 2019, essa redução havia sido de 19.105 kg. Também em 2020, evitamos o uso de mais de 10 milhões de bandejas de isopor, o equivalente a mais de 56 toneladas. Por outro lado, materiais como a madeira, que é orgânica, e o papelão ondulado, proveniente de áreas de reflorestamento, têm sido mais utilizados.
No total, em 2020, cerca de 11 milhões de embalagens plásticas foram evitadas.
O Grupo Carrefour Brasil repensa os produtos desde a etapa do design. Em 2019, por exemplo, criou as hastes flexíveis marca Carrefour, 100% biodegradáveis. As hastes e suas embalagens são feitas de papel, gerando uma coerência conceitual entre o produto e seu invólucro.
A empresa também se preocupa em comunicar a necessidade do descarte adequado das embalagens.
Entre outras medidas nesse sentido, foi criado o selo “Agora é com você”, mostrando o conceito de responsabilidade compartilhada entre indústria, varejo e consumidor na hora do descarte.
Nas embalagens de marca própria, há orientações sobre reciclabilidade, como textos e símbolos explicativos sobre a separação dos componentes.
Por sua vez, a campanha de comunicação “Pequeno Grande Passo” foi pensada para educar clientes e funcionários sobre essa questão.
Desafio de Embalagem Carrefour
Com o objetivo de encontrar soluções ambientalmente sustentáveis e comercialmente viáveis para embalagens utilizadas no setor de perecíveis, o Grupo Carrefour Brasil lançou o “Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour”, com premiações previstas para quem apresentar materiais em substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno (PE) usados para colocar frutas, legumes e verduras (FLV) para que sejam pesadas no caixa.
O concurso está inserido no pilar de economia circular da companhia, segundo o qual tudo pode ser reaproveitado, e alinhado à gestão de resíduos e estratégias de embalagens do grupo.
Além de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Ministério do Meio Ambiente, a companhia atua para minimizar a geração de resíduos, o impacto ambiental e aumentar a reciclabilidade das embalagens. A iniciativa está alinhada ao pilar de consumo e produção responsáveis, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e é também um chamado para a construção conjunta.