Home Sustentabilidade Economia Circular

DESPERDÍCIO ZERO E GESTÃO DE RESÍDUOS SÃO PRIORIDADES

Estações de reciclagem e transformação de embalagens fazem parte da estratégia

Ser o líder da transição alimentar no país significa adotar estratégias eficazes de sustentabilidade não só no caminho de produção e compras da cadeia de varejo, mas também em toda a sua extensão de manuseio, consumo e descarte.

O Grupo Carrefour Brasil, assim, estabelece diretrizes sistêmicas de diminuição de impactos ambientais em todas suas atividades, incluindo o combate ao desperdício.

Isso significa atuar dentro dos preceitos da economia circular, modelo econômico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, coordenando os sistemas de produção e consumo em uma espécie de circuito fechado.

Economia Circular

Assim, até 2025, a companhia pretende reduzir em 50% o desperdício alimentar e dar um destino ambientalmente correto a todos os resíduos gerados, alcançando o status de Aterro Zero. 

Atingir esses propósitos compreende, entre outras medidas, o gerenciamento dos materiais descartados e a adoção de práticas variadas, como valorizar e aproveitar frutas, legumes e verduras ao máximo, sempre respeitando a segurança alimentar. Também são desenvolvidas ações relacionadas às embalagens dos produtos distribuídos nas lojas.

Plataforma de combate ao desperdíco

  • Únicos

    Iniciativas adotadas pelo Carrefour e Atacadão, respectivamente, para a venda de produtos fora do padrão estético, mas em perfeitas condições de consumo, com até 40% de desconto. As vendas de Únicos atingiram 2.559 toneladas em 2020, 38% a mais comparando com o volume vendido em 2019.

  • Programa Parceria que Alimenta

    3,9 mil toneladas doadas em 2019, uma parceria que alimenta desde 2009.

  • Coprodutos

    Fabricação de alimentos a partir de produtos de boa qualidade, que seriam descartados, como pães que se transformam em torradas ou farinha de rosca. Foram vendidas 98 toneladas de torradas em 2019.

  • Programa Rebaixa

    Desconto de 50% em produtos dos setores Açougue, Salsicharia, Peixaria, Padaria e Cafeteria no dia do vencimento. Esse programa evitou o desperdício de 1.852 toneladas de alimentos em 2019.

  • Desperdício zero

    O combate ao desperdício alimentar é uma prioridade no Grupo Carrefour Brasil há mais de dez anos. 
    Para evitar que os alimentos se percam, a empresa adota uma série de medidas em suas operações, como cuidados no manuseio, programas de vendas de produtos fora do padrão estético, mas em perfeitas condições de consumo (Únicos e Sans Form), reembalagem de produtos soltos e em bom estado, usos alternativos de produtos fora do padrão estético ou que seriam descartados, descontos e doações e destinação para a produção da Terra Vegetal de marca própria por meio da compostagem.