QUALIDADE DE VIDA DOS ANIMAIS É PRIORIDADE PARA NÓS
Acompanhamos de perto como as empresas parceiras lidam com o tema
O bem-estar animal também faz parte das diretrizes do Grupo Carrefour Brasil. E de uma maneira tão ampla que temos encabeçado essa causa no setor nacional de varejo alimentar.
Nesse contexto, exigimos que as empresas parceiras proporcionem aos animais, na medida do possível, as cinco liberdades estabelecidas pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC), referência global no assunto: estar livre de fome e sede; de desconforto; de dor, doença e injúria; de medo e estresse; e expressar comportamentos naturais da espécie.
Nossa preocupação com o tema está diretamente relacionada aos princípios do Act for Food, que prezam pelo maior acesso do consumidor a alimentos saudáveis, com preços acessíveis, produzidos com responsabilidade socioambiental e controle de qualidade desde a origem.
Também se alinha com a Agenda 2030, iniciativa capitaneada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.
Os impactos das ações do grupo em prol do bem-estar animal se conectam diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 12 (Consumo e produção responsáveis) entre os 17 definidos pela ONU.
Plano de progresso
Com o propósito de implantar 10 objetivos de bem-estar animal em pelo menos todos os fornecedores da marca própria Sabor & Qualidade, levando em consideração a maturidade de suas práticas, o Grupo Carrefour Brasil definiu em 2020 um plano de progresso, no qual assumiu compromissos ambiciosos para toda a sua cadeia de valor.
Para definir e monitorar os compromissos firmados pelo plano, a empresa conta com o apoio de parceiros como a ONG World Animal Protection, que colaborou com a elaboração da política de bem-estar dos suínos, publicada em 2019.
Entre outras iniciativas do plano de progresso do Grupo Carrefour Brasil, estão as de:
• minimizar o estresse dos animais durante o transporte e o abate – eles são transportados durante o período máximo de oito horas e abatidos por métodos humanitários (atordoamento anterior seguido de sangramento imediato);
• auditorias nos frigoríficos que fornecem produtos para a marca própria Sabor & Qualidade – com a meta de estarem todos certificados até 2022 – e produtos controlados – destes, 100% devem estar auditados até 2025;
• proibição de testes em animais para todos os fornecedores de cosméticos e itens de perfumaria de marca própria e dos fornecedores de produtos de limpeza;
• proibição das vendas de animais geneticamente modificados ou clonados, materiais de animais não criados para a alimentação (têxtil e decoração) e carne exótica (canguru, zebra, crocodilo), tanto para as marcas próprias como para as marcas nacionais.
Os 10 objetivos prioritários do Grupo Carrefour Brasil
1 – Combater a resistência aos antibióticos e proibir os fatores de crescimento antibióticos e hormônios de crescimento.
2 – Proibir a clonagem e os animais geneticamente modificados e procurar a diversidade biológica.
3 – Transformar a criação nas gaiolas e restringir o confinamento dos animais.
4 – Restringir ao mínimo o estresse durante o transporte e o abate.
5 – Limitar as mutilações e otimizar a gestão sistemática da dor.
6 – Garantir uma alimentação adequada.
7 – Exigir um monitoramento sanitário.
8 – Proibir os testes em animais (cosméticos e produtos domésticos).
9 – Proibir os materiais de origem animal que não vêm de criações com objetivo primeiro de produção de alimentos.
10 – Melhorar o conforto do habitat.
Suínos: cuidados com os animais começam pela marca própria
O Grupo Carrefour Brasil também tem feito a diferença na cadeia de suínos e é o primeiro varejista a se engajar no assunto no Brasil. A preocupação com o bem-estar dos animais norteia as estratégias de comercialização desse tipo de carne nas lojas da rede.
Os cuidados envolvem a garantia de condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao comportamento natural dos suínos. O compromisso vale para os produtos in natura da marca própria Sabor & Qualidade, que atualmente representam 74% da carne suína nos açougues da companhia.
Para assegurar essas práticas, a empresa contou com o apoio técnico da World Animal Protection – WAP, organização não governamental com foco no bem-estar animal.
Além das iniciativas relacionadas à marca própria, o Grupo Carrefour Brasil atua para mobilizar os fornecedores de carnes suínas de marcas nacionais em torno dessa causa. Para tanto, são realizados workshops e reuniões anuais a respeito do tema, bem como acompanhamentos periódicos por meio de relatórios dos avanços nas práticas adotadas.
Ovos: pelo bem-estar das galinhas poedeiras na criação e no manejo
Em 2020, o Grupo Carrefour Brasil atingiu a meta de 100% dos ovos da marca própria Sabor & Qualidade serem provenientes do sistema de galinhas livres de gaiolas, conhecido como cage-free e que visa ao bem-estar das galinhas poedeiras na criação e no manejo.
Para as demais marcas do Carrefour o prazo é até 2025, e, para as marcas nacionais com que a companhia trabalha, a data-limite para adaptação ao cage-free é 2028.
Em dezembro de 2020, 33% dos fornecedores de marca própria Carrefour também já integravam o sistema cage-free.
Trata-se de um compromisso inédito no varejo de alimentos do Brasil e requer um intenso trabalho de engajamento dos fornecedores.
Nessa missão, a empresa age em parceria com organizações de defesa animal de referência, como Animal Equality, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Humane Society International e Mercy For Animals, além de propor a criação de grupos de trabalho envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e associações dos setores de supermercados e de proteína animal.