Home Sustentabilidade Alimentação Produção de Alimentos

Sistema de Produção Sustentável de Bezerros:

tecnologia e boas práticas promovendo o pequeno produtor, a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade.

Quando a paixão pelo campo e a tecnologia se encontram, o resultado só pode ser transformador. O Grupo Carrefour Brasil, que já era o 1º varejista do país a utilizar o sistema Blockchain para garantir a origem dos alimentos, agora estende seus investimentos em tecnologia à produção de bezerros, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida do consumidor.

Stepháne Engelhard, nosso VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade, apresentou o novo Sistema de Produção Sustentável de Bezerros, um protocolo que possibilita a comercialização de uma carne 100% rastreável e livre de desmatamento.

Implementado no Mato Grosso, o sistema já beneficia mais de 450 propriedades rurais do Vale do Juruena e do Araguaia, oferecendo apoio técnico para tornar sua produção de bezerros mais eficiente, rastreável e, consequentemente, segura para todos. Afinal, essa etapa da cadeia bovina é considerada a mais crítica, pois muitas fazendas de pequeno porte não possuem estrutura que possibilite o monitoramento. 

A importância do protocolo é justamente permitir que esses pequenos fornecedores ingressem em um mercado cada vez mais consciente e preocupado com o consumo responsável. 

O protocolo, que tem na preservação e na recuperação do meio ambiente seus alicerces principais, oferece amplas condições para que os produtores se adequem aos seus parâmetros. São benefícios concretos, como linhas de financiamento para os pequenos produtores, assistência técnica de agrônomos para aprimoramento genético e do pasto, acesso a tecnologia e apoio jurídico à legalização fundiária e ambiental, entre outros.

Mas no que consiste o protocolo?

O protocolo reúne procedimentos que fornecem instruções para a produção de bezerros com responsabilidade socioambiental, desde o nascimento dos animais até a última fazenda antes do abate. 

Com abrangência nacional, poderá ser aplicado em fazendas de cria em todos os biomas brasileiros, visando assegurar que os animais sejam identificados desde o nascimento e que as fazendas estejam em conformidade socioambiental. O protocolo continuará sendo testado e ajustado, ganhando escala nos próximos anos. 

Esse projeto foi realizado em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e apoiado pela Fundação Carrefour, tendo obtido aporte total de 3,9 milhões de euros (1,9 milhão da Fundação Carrefour e 2 milhões da IDH).

Grupo Carrefour Brasil ajuda pequenos produtores a adotar práticas sustentáveis

Apoiamos transformações na criação de bezerros e no cultivo de hortaliças

O Grupo Carrefour Brasil quer o melhor para o seu cliente. E a qualidade de vida desse consumidor começa por uma alimentação democraticamente saudável.

Dessa maneira, assumimos uma série de compromissos que visam à produção sustentável de alimentos, considerando a preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade. 

Para efetivar essa estratégia, ajudamos pequenos produtores a adotar práticas ambientalmente benéficas em suas atividades. No Mato Grosso, fomentamos a produção sustentável de bezerros em mais de 450 propriedades rurais. No cinturão verde de São Paulo, auxiliamos 100 pequenos fazendeiros a transformar seu cultivo tradicional de hortaliças em orgânico. 

Programa de Produção Sustentável de Bezerros

Implementado no Mato Grosso, já beneficia mais de 450 propriedades rurais do Vale do Juruena e do Araguaia ao oferecer apoio técnico para tornar sua produção de bezerros mais eficiente e rastreável. Essa etapa é considerada a mais crítica dentro da cadeia bovina, por envolver fazendas de pequeno porte com menor chance de monitoramento. Além de colaborar com a preservação e a recuperação do meio ambiente, o programa promove a inclusão social desses fornecedores e o consumo responsável. Para tanto, oferece:

• Linhas de financiamento adequadas aos pequenos fazendeiros
• Assistência técnica de agrônomos para melhoramento genético e do pasto
• Acesso à tecnologia
• Apoio à legalização fundiária e ambiental.

O projeto, realizado em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e apoiado pela Fundação Carrefour desde 2018, com aporte total de 3,9 milhões de euros até o final de 2020 (1,9 milhão da Fundação Carrefour e 2 milhões da IDH), obtém os seguintes resultados:

• Redução dos riscos de desmatamento ilegal nas propriedades rurais
• Aumento de produtividade da terra
• Restauração e conservação da vegetação nativa.

Aceleração do Acesso ao Mercado aos Negócios Comunitários

Programa de inclusão socioeconômica e produtiva de comunidades tradicionais do Cerrado em parceria com WWF e Fundação Carrefour, com o objetivo de dar acesso a mercados para a comercialização de seus produtos, cultivados de maneira sustentável. Mais de 500 famílias do Cerrado já foram beneficiadas, 100 produtores capacitados, 200 toneladas de produtos agroextrativistas disponíveis para comercialização, assim como um aumento de 10% no volume de operações da Central do Cerrado.

Conversão para orgânicos

Por uma alimentação mais saudável, a Fundação Carrefour apoia um projeto de capacitação de 100 pequenos produtores localizados no cinturão verde de São Paulo, área de preservação que abrange 39 municípios da Região Metropolitana. O objetivo é ajudar esses produtores convencionais de hortaliças a converter seus cultivos para a agricultura orgânica. O programa conta com a parceria da Fundação Getulio Vargas.