A transformação está na palma da mão
Grupo Carrefour Brasil facilita a vida do cliente com a evolução digital
O Grupo Carrrefour Brasil tem direcionado todos os seus esforços para ser um grande agente transformador do mercado. Com o cliente sempre no centro das atenções, nosso objetivo é atendê-lo de uma forma mais completa, zelando pelo seu bem-estar e por sua qualidade de vida.
Afinal, cada cliente é único e lida com suas próprias necessidades de acordo com seu perfil e suas preferências. Por isso, o Grupo Carrefour Brasil trabalha para oferecer o maior leque possível de alternativas para o consumidor em todas as etapas de sua experiência em nossas lojas – físicas e virtuais.
Transformação Integrada
Em um contexto integrado de excelência, tratamos da transformação das pessoas nos níveis alimentar, educacional e social, além daquele que é um dos grandes pilares das mudanças que nos propomos a realizar: o da transformação digital.
A transformação digital é um dos pilares da estratégia global do Grupo Carrefour Brasil. Acelerar a digitalização é a maneira que encontramos de deixar o Carrefour completo na mão do cliente, o que inclui não apenas os produtos mas também programas de recompensas, receitas e o que existe de mais avançado em termos de serviços e aplicativos para o varejo. E tudo isso, é claro, com muita transparência.
Para conectar todas essas possibilidades, lançamos o aplicativo Meu Carrefour, um verdadeiro facilitador do cotidiano de nosso cliente. Um time de mais de 70 pessoas de TI, inovação, Marketing, CRM e Operações participou da criação desse app.
Nossa cultura de inovação e evolução contínua permeia todas as etapas da experiência do cliente. No momento da decisão de compra, por exemplo, ele é impactado por ofertas que aparecem no app Meu Carrefour.
Nossa plataforma de e-commerce teve em 2019 224 milhões de visitas; 34% das nossas vendas de não alimentícios são feitas por esse caminho. Somos a marca varejista de alimentos mais procurada em ferramentas de busca como o Google quando se trata do comércio eletrônico desses itens.
Em 2020, em um cenário global de enfrentamento da covid-19, nosso comércio eletrônico se firmou como um canal de vendas bastante procurado. Em setembro, mesmo com a reabertura das lojas físicas, nosso site ficou em 7º lugar em número de visitas (ranking da E-commerce Brasil), mesmo nível atingido no pico da pandemia.
Formas de Pagamento
O conceito da transformação digital está presente ainda nas formas de pagamento. Entre elas:
Scan&Go
Solução que, por meio do aplicativo, escaneia o código de barras do produto para que a cobrança seja feita pelo cartão de crédito no próprio app;
QR Code
Para quem possui o cartão Carrefour;
Cobrança automática
Clientes com o app do Banco Carrefour escaneiam o item para que o valor de compra seja inserido automaticamente na fatura do cartão;
PIX
Opção prática e rápida, disponível em todas as lojas Carrefour, inclusive Postos e Drogarias.
Compras Recebidas
Na hora de receber os produtos adquiridos online, os consumidores também contam com um cardápio variado de opções.
Inovação na Receita
A transformação digital do Grupo Carrefour Brasil está ativamente presente não apenas no momento de elencar os ingredientes para a alimentação saudável do cliente, mas também no preparo diário do que irá para a sua mesa.
Nesse sentido, o canal CyberCook tem sido um grande parceiro nosso. O usuário pode escolher receitas que levam determinado ingrediente ou consideram restrições alimentares.
Além disso, consegue calcular o custo da receita e da porção, o que é fundamental para o seu planejamento financeiro. A iniciativa #ComerEmCasa tem levado dicas e receitas práticas para os clientes especialmente em tempos de pandemia, ajudando as pessoas que não têm tanta familiaridade com a cozinha a desbravar o universo da gastronomia.
Nosso trabalho é dar ferramentas que empoderem o cliente em tomadas de decisão mais ágeis no sentido de aprimorar sua relação com a alimentação.
Luiz Rufino, Diretor de Omnicanalidade, Digital e Inovação
Inteligência Artificial
Para nos aproximarmos ainda mais de nossos clientes de uma maneira calorosa ainda que a distância, utilizamos recursos de Inteligência Artificial para desenvolver a Carina, assistente virtual para atendimento aos consumidores. Trata-se de um dos mais avançados serviços de pós-venda do varejo brasileiro. Entre outros serviços, a Carina ajuda, via WhatsApp, a localizar endereços de lojas, rastrear pedidos do e-commerce e obter a segunda fatura dos cartões Carrefour.
Todos esses esforços se justificam com o objetivo da excelência no atendimento aos nossos clientes. A eles queremos oferecer experiências transformadoras que os satisfaçam plenamente, cada um à sua maneira.
Atacadao.com.br
O Atacadão, maior atacadista brasileiro, também avançou em sua estratégia de digitalização ao lançar, em outubro de 2020, seu e-commerce voltada para o público B2B. Sua plataforma integra o canal de vendas online do próprio Atacadão e um marketplace com mais de 300 sellers parceiros. Até o final de 2022, a operação, que começou por São Paulo, deverá estar disponível para todos os estados do Brasil.