Um ambiente de respeito e valorização das diferenças
Diariamente, os mais de 88 mil colaboradores do Grupo Carrefour Brasil e mais de 20 milhões de clientes, que circulam nas lojas ou que estão em contato nos nossos pontos de venda virtuais, nos mostram o quanto o Brasil é composto pela diversidade. Pessoas que merecem trabalhar e frequentar um ambiente inclusivo. Para nós, o respeito a todas as pessoas e a valorização das diferenças e semelhanças são atitudes inegociáveis.
A importância da diversidade e da inclusão é tão essencial que desenvolvemos programas específicos para quatro temas prioritários: diversidade de gênero, racial, sexual e inclusão de pessoas com deficiência. Dessa forma, buscamos os melhores padrões de conduta nos relacionamentos, promovemos a igualdade de oportunidades e de tratamento e oferecemos um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor da diversidade nas práticas de gestão. Além disso, firmamos nosso negócio em um padrão de atuação multicultural alinhado com o futuro.
As práticas adotadas nessas quatro frentes já se refletem em algumas conquistas
Outro exemplo é que a contratação de negros e mulheres para cargos de liderança faz parte das metas dos líderes da Companhia.
Esses números são dinâmicos e a cada dia refletem os esforços do Grupo Carrefour Brasil em se tornar uma empresa mais inclusiva para todes.
Ações para Elas
Além dos trabalhos desenvolvidos nessas quatro frentes, investimos no enfrentamento da violência contra a mulher.
Bem Cuidar – PAC (Programa de Apoio ao Colaborador): por essa iniciativa, atendemos a mulheres em situação de violência.
Tina: no Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, foi lançado o Tina, um canal de acolhida às funcionárias em situação de violência, por meio do qual elas encontram apoio e orientação. On-line, pode ser acessado por celular ou pelo computador, e oferece atendimento de profissionais especializados, como psicólogos, assistentes sociais, advogados e terapeutas. A ferramenta é uma licença exclusiva adquirida pelo Carrefour da Mete a Colher, startup que faz da tecnologia uma aliada a essa causa.
Doação ao Instituto Maria da Penha: no Dia Internacional da Mulher, parte da venda dos pães franceses feita nas lojas Carrefour é revertida à ONG.
Comitê Basta de Violência: criação de um grupo, na Companhia, para desenvolver ações afirmativas para combater a violência à mulher.
Nossas ações têm o propósito de facilitar o acesso de nossos colaboradores a pautas que tratam de valores individuais, garantindo uma ampla conscientização.
“Sou a primeira mulher da praça do RJ que começou como recepcionista de caixa e chegou à diretoria de loja”
Luciana Alves Teodoro, Diretora na filial de Alcântara (RJ), começou sua carreira no Carrefour em 1990, como recepcionista de caixa.
Gestão da Diversidade
Nossa Plataforma de Diversidade ainda inclui diversos grupos de ação:
Comitê Gestor de Diversidade: operacionaliza os programas. É integrado por líderes seniores representantes de diferentes áreas da Companhia.
Grupos de Afinidades: discutem e propõem práticas e soluções para os quatro temas prioritários. São formados por colaboradores voluntários.
Carrefour por Elas: busca assegurar oportunidades iguais para homens e mulheres. Reforça o compromisso global do Carrefour: ter 40% das posições-chave (diretores e diretores seniores) ocupadas por mulheres, em todos os países, até 2025.
Todes+: promove o respeito aos direitos das pessoas LGBTQIA+, propõe ações práticas para promover um ambiente mais acolhedor para as pessoas.
GARU (Grupo de Afinidade Racial Ubuntu): atua no enfrentamento do racismo institucional, contribuindo para o avanço da representatividade de negros em posições de liderança.
Mais Inclusão: trabalha para que o ambiente de trabalho seja mais inclusivo, acessível e respeitoso para as pessoas com deficiência.
Pesquisa de Engajamento
Ouvir o que nossos colaboradores têm a dizer traz crescimento e reflexões para todos. Nossa Pesquisa de Engajamento traz a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, processos, lideranças e outros aspectos relacionados ao dia a dia. Os temas que se destacaram como fortalezas em 2019 foram promoção da diversidade e inclusão, foco no cliente e no entendimento de suas necessidades, identificação com o propósito do Carrefour, atuação de forma responsável na sociedade e com o meio ambiente, tratamento respeitoso dos líderes e orgulho de trabalhar na Companhia. Os resultados se desdobram em planos de ações, buscando melhorias, sobretudo para contribuir com o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.
O Grupo Carrefour Brasil sempre foi diverso, mas é preciso que haja ações afirmativas voltadas para a diversidade, grupos que lideram essas conversas e façam a agenda de diversidade caminhar dentro da companhia.”
Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão