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Um ambiente de respeito e valorização das diferenças

Diariamente, os mais de 88 mil colaboradores do Grupo Carrefour Brasil e mais de 20 milhões de clientes, que circulam nas lojas ou que estão em contato nos nossos pontos de venda virtuais, nos mostram o quanto o Brasil é composto pela diversidade. Pessoas que merecem trabalhar e frequentar um ambiente inclusivo. Para nós, o respeito a todas as pessoas e a valorização das diferenças e semelhanças são atitudes inegociáveis.

A importância da diversidade e da inclusão é tão essencial que desenvolvemos programas específicos para quatro temas prioritários: diversidade de gênero, racial, sexual e inclusão de pessoas com deficiência. Dessa forma, buscamos os melhores padrões de conduta nos relacionamentos, promovemos a igualdade de oportunidades e de tratamento e oferecemos um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor da diversidade nas práticas de gestão. Além disso, firmamos nosso negócio em um padrão de atuação multicultural alinhado com o futuro.

As práticas adotadas nessas quatro frentes já se refletem em algumas conquistas

45% das posições de liderança são ocupadas por mulheres
75 colaboradores trans
58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos
39% da liderança se autodeclaram pretos ou pardos
+600 líderes treinados em métodos de valorização de pessoas
55% dos colaboradores são mulheres.
45% das posições de liderança são ocupadas por mulheres
75 colaboradores trans
58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos
39% da liderança se autodeclaram pretos ou pardos
+600 líderes treinados em métodos de valorização de pessoas
55% dos colaboradores são mulheres.
45% das posições de liderança são ocupadas por mulheres
75 colaboradores trans
58% dos colaboradores se autodeclaram pretos ou pardos
39% da liderança se autodeclaram pretos ou pardos
+600 líderes treinados em métodos de valorização de pessoas
55% dos colaboradores são mulheres.

Outro exemplo é que a contratação de negros e mulheres para cargos de liderança faz parte das metas dos líderes da Companhia.

Esses números são dinâmicos e a cada dia refletem os esforços do Grupo Carrefour Brasil em se tornar uma empresa mais inclusiva para todes.

Ações para Elas

Além dos trabalhos desenvolvidos nessas quatro frentes, investimos no enfrentamento da violência contra a mulher.

Bem Cuidar – PAC (Programa de Apoio ao Colaborador): por essa iniciativa, atendemos a mulheres em situação de violência.

Tina: no Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, foi lançado o Tina, um canal de acolhida às funcionárias em situação de violência, por meio do qual elas encontram apoio e orientação. On-line, pode ser acessado por celular ou pelo computador, e oferece atendimento de profissionais especializados, como psicólogos, assistentes sociais, advogados e terapeutas. A ferramenta é uma licença exclusiva adquirida pelo Carrefour da Mete a Colher, startup que faz da tecnologia uma aliada a essa causa.

Doação ao Instituto Maria da Penha: no Dia Internacional da Mulher, parte da venda dos pães franceses feita nas lojas Carrefour é revertida à ONG.

Comitê Basta de Violência: criação de um grupo, na Companhia, para desenvolver ações afirmativas para combater a violência à mulher.


Nossas ações têm o propósito de facilitar o acesso de nossos colaboradores a pautas que tratam de valores individuais, garantindo uma ampla conscientização.

Nossas Ações

  • Fórum de Liderança Inclusiva

    O Grupo Carrefour Brasil reúne 150 de seus líderes para participarem de palestras sobre diversidade.
    A agenda inclui apresentações de especialistas sobre cada um dos quatro temas prioritários e conta com depoimentos de colaboradores sobre suas experiências na empresa.

  • Atração de Talentos

    Algumas parcerias para atrair talentos foram fortalecidas, como as mantidas com a TransEmprego e a Empregue Afro, e foram feitos contatos para divulgação de vagas. A área de Recursos Humanos, por exemplo, criou o “Dia D” de contratação. Com várias edições ao longo do ano, consistiu em um dia dedicado à admissão de profissionais de perfis específicos. A Empresa também participa de algumas feiras de empregabilidade.

  • Parada LGBTQIA+

    Apoio de doação de água ao evento e publicação de manifestos à causa, em diversos canais. As fachadas das lojas Carrefour Express da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, também foram adesivadas com as cores da bandeira LGBTI+.

  • Dia Nacional do Homem

    Ação interna, desenvolvida na data para conscientizar os homens sobre as máscaras sociais que impedem o avanço da equidade de gênero, promovendo uma reflexão sobre o machismo estrutural.

  • Apoio ao Empreendedorismo de Grupos Minorizados

    São desenvolvidas ações como a ida à sede da Empresa, em São Paulo, do Downlicia, um bike food de venda de brigadeiros. No Dia Internacional das Mulheres, as funcionárias da matriz são presenteadas com chaveiros feitos por uma artesã negra e refugiada, entre outras iniciativas.

  • Ações para o Público PCD

    Entre as iniciativas, estão vídeos específicos com dicas de convivência, enviados para líderes e colaboradores, diálogos sobre práticas esportivas e confecção de coletes de identificação para colaboradores com deficiência auditiva nas lojas. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, em setembro, é comemorado com ações específicas nas lojas. Outra medida que ganha destaque é a isenção do custo de fretado para os colaboradores PCD alocados na matriz do Carrefour e no Banco Carrefour em unidade específica.

Luciana Alves Teodoro, Diretora na filial de Alcântara (RJ), começou sua carreira no Carrefour em 1990, como recepcionista de caixa.

“Sou a primeira mulher da praça do RJ que começou como recepcionista de caixa e chegou à diretoria de loja”

Luciana Alves Teodoro, Diretora na filial de Alcântara (RJ), começou sua carreira no Carrefour em 1990, como recepcionista de caixa.

Gestão da Diversidade

Nossa Plataforma de Diversidade ainda inclui diversos grupos de ação:

Comitê Gestor de Diversidade: operacionaliza os programas. É integrado por líderes seniores representantes de diferentes áreas da Companhia.

Grupos de Afinidades: discutem e propõem práticas e soluções para os quatro temas prioritários. São formados por colaboradores voluntários.

Carrefour por Elas: busca assegurar oportunidades iguais para homens e mulheres. Reforça o compromisso global do Carrefour: ter 40% das posições-chave (diretores e diretores seniores) ocupadas por mulheres, em todos os países, até 2025.

Todes+: promove o respeito aos direitos das pessoas LGBTQIA+, propõe ações práticas para promover um ambiente mais acolhedor para as pessoas.

GARU (Grupo de Afinidade Racial Ubuntu): atua no enfrentamento do racismo institucional, contribuindo para o avanço da representatividade de negros em posições de liderança.

Mais Inclusão: trabalha para que o ambiente de trabalho seja mais inclusivo, acessível e respeitoso para as pessoas com deficiência.

Pesquisa de Engajamento

Ouvir o que nossos colaboradores têm a dizer traz crescimento e reflexões para todos. Nossa Pesquisa de Engajamento traz a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, processos, lideranças e outros aspectos relacionados ao dia a dia. Os temas que se destacaram como fortalezas em 2019 foram promoção da diversidade e inclusão, foco no cliente e no entendimento de suas necessidades, identificação com o propósito do Carrefour, atuação de forma responsável na sociedade e com o meio ambiente, tratamento respeitoso dos líderes e orgulho de trabalhar na Companhia. Os resultados se desdobram em planos de ações, buscando melhorias, sobretudo para contribuir com o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.

O Grupo Carrefour Brasil sempre foi diverso, mas é preciso que haja ações afirmativas voltadas para a diversidade, grupos que lideram essas conversas e façam a agenda de diversidade caminhar dentro da companhia.”

Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão

Cartilha de Diversidade e Inclusão