OBJETIVOS DE GRANDE ALCANCE
Como maior varejista da área de alimentos no Brasil, queremos ser os líderes da transição alimentar no país
O Grupo Carrefour Brasil pensa grande – na proporção do tamanho de sua atuação. Afinal, somos o hipermercado número 1 da Europa e o maior varejista alimentar do Brasil. Então, nossos principais objetivos estratégicos têm de estar à altura de nossas dimensões operacionais: queremos ser a principal liderança na transição alimentar no Brasil e no mundo.
Para alcançarmos esse objetivo, juntamos outros dois:
Expansão: para garantir o acesso a mais pessoas e chegar a todos os lugares do país.
Transformação Digital: para aprimorar a experiência dos clientes e dos serviços do Grupo Carrefour Brasil.
É um projeto bastante ambicioso de inclusão, pois pretende tornar acessíveis a todas as pessoas, a preços justos, alimentos mais saudáveis, seguros e produzidos com responsabilidade socioambiental.
O primeiro passo rumo à realidade da transição alimentar foi dado em outubro de 2018, quando definimos nossa estratégia global Act for Food. Seu foco é ampliar e democratizar a oferta de produtos saudáveis e de qualidade em nossas lojas.
Queremos romper a barreira de que comer bem é comer caro e colocar essa informação de forma transparente para o consumidor.
Joaquim Sousa, diretor-executivo Comercial do Grupo Carrefour Brasil
Expansão e o Poder de Capilaridade
Por sinal, um dos grandes aliados em nosso objetivo de liderar a transição alimentar no Brasil é a capilaridade dos pontos de venda do Grupo Carrefour Brasil no país. Estamos presentes em todos os estados e em expansão para oferecer múltiplas formas de acesso aos nossos clientes, visando ao seu conforto e à sua conveniência.
Esse viés estratégico se traduz pela integração da rede física de lojas com a plataforma de e-commerce e com a crescente interligação dos formatos pela omnicanalidade, aumentando as oportunidades de conexão e fidelização.
Os formatos Carrefour Express, Market e Bairro levam uma lista variada de produtos para perto dos consumidores, em espaços menores ou em áreas mais verticalizadas das cidades. Versáteis, as lojas podem estar em diversos lugares e permitem rápida implementação. É o caso da unidade Hospital Albert Einstein, aberta dentro do hospital para atender exclusivamente aos funcionários que, devido ao cenário atual, dispõem de pouco tempo para deixar o local de trabalho e abastecer a casa.
Em 2020, o Grupo Carrefour Brasil adquiriu 30 lojas da rede Makro com o objetivo de expandir o Atacadão.
Essa transação é o movimento mais importante do Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007.
Noel Prioux, CEO Carrefour
Transformação Digital
Um dos maiores avanços que temos conquistado é deixar o Grupo Carrefour Brasil na palma da mão de nossos clientes.
Em todas as etapas de sua experiência, eles têm acesso a tecnologias que otimizam seu tempo e facilitam suas operações. Por meio de formatos de pontos de venda e de soluções de atendimento, pagamento e pós-venda, oferecemos toda a comodidade e segurança para que os consumidores obtenham os melhores resultados possíveis com a escolha de nossa marca.
Em setembro de 2020, mesmo após a reabertura das lojas físicas em um cenário de pandemia, nossa plataforma de e-commerce se destacou como a 7ª maior do país em número de visitas, segundo ranking da E-Commerce Brasil.
O ano de 2020, por sinal, foi caracterizado por grandes conquistas em nossa estratégia de e-commerce. Em outubro, lançamos uma nova plataforma, desenvolvida em seis meses, com arquitetura mais amigável para oferecer uma experiência ainda melhor aos usuários. Esse novo ambiente virtual também possibilita ao Banco Carrefour expandir sua base de detentores de cartão de crédito. Também em outubro, teve início a operação de e-commerce do Atacadão, voltada para o público B2B, unindo o canal de vendas on-line do próprio Atacadão a uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros.
Outro grande passo foi o lançamento do aplicativo Meu Carrefour, em novembro. Ele integra todo o ecossistema de lojas físicas e on-line do Grupo Carrefour Brasil, além de estabelecer um novo programa de recompensas. Com ele, ao concentrar suas compras nos diversos formatos da rede, o cliente passou a acumular moedas virtuais a serem trocadas por benefícios como vouchers de desconto em compras ou para uso em parceiros.
De acordo com o conceito de omnicanalidade do Grupo Carrefour Brasil, as soluções da plataforma e do aplicativo permitem que o consumidor escolha a opção mais conveniente, em termos de custo e tempo, para o recebimento de seus produtos. Assim, todo o nosso trabalho de inovação tem o foco total no cliente.
Entre tantas ações, inauguramos também em 2020 um novo espaço para ser o nosso hub de inovação. Estamos investindo na integração de dados para customizar experiências e na facilidade de ter a fatura do cartão de crédito Carrefour pelo WhatsApp.
Utilizamos, ainda, recursos de Inteligência Artificial, como a Carina, assistente virtual para o atendimento de clientes e consumidores.
A transformação digital do Grupo Carrefour Brasil chegou também ao Banco Carrefour. Por meio de uma parceria estratégica com a fintech Ewally Tecnologia, a instituição lançou a conta digital, que proporciona mais inclusão e acesso a serviços bancários como soluções de crédito e conveniência.
A empresa trabalha com 5 principais frentes da transformação digital: pagamentos, análises de dados, conteúdos para os clientes, logística e serviços de last mile.
Luiz Rufino, diretor de Inovação do Grupo Carrefour Brasil