Produtos regionais se popularizam nas prateleiras de supermercados trazendo vantagens socioambientais

Itens típicos de biomas brasileiros, como a castanha de baru e o umbu, comercializados pelo Grupo Carrefour Brasil, contribuem para o desenvolvimento sustentável de comunidades e a preservação dos ecossistemas do país

São Paulo, 18 de março de 2022

O incentivo à produção sustentável de alimentos tipicamente regionais é um importante caminho para a conservação dos biomas brasileiros. Por meio do fortalecimento e capacitação das famílias que vivem nesses espaços, a economia local também é impulsionada e novos mercados se abrem para os itens extraídos por essas comunidades. A castanha de baru, típica do Cerrado, e o umbu, da Caatinga, são exemplos desses produtos regionais que hoje já tem presença marcante nas prateleiras das lojas do Carrefour no Brasil. 

A nossa ambição é ser o varejista que dá preferência para a localidade. Hoje, já contamos com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em nossas lojas, fruto de um intenso trabalho impulsionado pelo compromisso global do Grupo Carrefour – o Act for Food – de facilitar o acesso a itens produzidos de maneira social e ambientalmente sustentáveis aos nossos clientes

Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour Brasil

Dentro desse extenso sortimento de itens, enquanto o umbu é fornecido diretamente pela COOPERCUC (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), a castanha de baru é comercializada nas unidades do Carrefour por meio de uma parceria com a Central do Cerrado, cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias.  

Além desses dois itens, a Central do Cerrado fornece uma série de outros produtos para as lojas da rede, todos coletados por comunidades agroextrativista do Cerrado e da Caatinga com base na produção agroecológica e economia solidária. Dentre os cerca de 30 produtos que são disponibilizados hoje pela Central do Cerrado estão polpas de fruta congelada, pestos feitos com baru, urucum, óleo orgânico de coco de babaçu, geleias e doces orgânicos de umbu. 

“As parcerias do Grupo Carrefour Brasil com cooperativas regionais são motivo de orgulho para a companhia. Por meio delas, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico das famílias e comunidades das regiões em que atuamos, incluindo ribeirinhos, quilombolas e indígenas”, explica Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “Ao mesmo tempo, fortalecemos o Act for Food, compromisso que reúne uma série de iniciativas voltadas para a ampliação da oferta de produtos frescos e saudáveis em nossas lojas, respeitando e valorizando as regionalidades”, completa. 

Parceria com cooperativas 

Atualmente, a Central do Cerrado atende cerca de 5 mil famílias, com as quais desenvolve um projeto de capacitação com foco no aprimoramento de processos extrativistas e gestão dos negócios a fim de incorporar frutos nativos no varejo. Toda produção é feita com base em boas práticas de manejo e ancorada em orientações que garantam a sustentabilidade da produção combinando a conservação da biodiversidade e das paisagens nativas com geração de alimentos e renda para as comunidades locais.  

Na produção de castanha de baru estão envolvidas famílias de doze municípios do Vale do Urucuia, em Minas Gerais, ligadas à cadeia produtiva da COPABASE (Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária). O produto, que é considerado uma das castanhas mais nutritivas do planeta, é vendido torrado ou na forma de outros produtos após processo de beneficiamento. Já a produção do umbu envolve famílias ligadas a COOPERCUC, que fazem a coleta do produto no Sertão do São Francisco, na Bahia, e que só em 2021 extraíram mais de 34 toneladas de umbu. O fruto é comercializado tanto in natura, quanto em outros formatos, como doces, geleias, compotas, sucos, polpas e cervejas.  

Como essas espécies representam uma fonte de renda para as comunidades, o cuidado com a conservação das árvores e do ambiente onde elas estão inseridas já é uma prática comum dessas famílias. Tanto o baru quanto o umbu são típicos de biomas ameaçados pelo avanço da fronteira agrícola sobre as paisagens nativas – Cerrado e Caatinga, respectivamente. Logo, iniciativas como essas, pautadas no extrativismo sustentável, ao mesmo tempo que possibilitam a permanência e o fortalecimento dessas famílias no campo, vivendo de modo tradicional, conciliam desenvolvimento econômico com a conservação da biodiversidade, a manutenção das nascentes da água e a preservação da cultura local.  

Lado a lado com pequenos produtores 

A parceria com cooperativas locais e regionais faz parte de um projeto maior do Grupo Carrefour Brasil, financiado via Fundação Carrefour, que capacita e ajuda a desenvolver pequenos produtores e cooperativas de comunidades tradicionais. Conectado à Plataforma de Embarque de Pequenos Produtores da companhia, o projeto também oferece a oportunidade aos produtores regionais e comunidades tradicionais de comercializarem seus produtos nas unidades da rede. Com isso, portas de novos mercados são abertas para os produtos do bioma, o que estimula a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. 

Em suas lojas, o Carrefour busca incentivar a comercialização desses produtos regionais por meio dos espaços “Da Nossa Terra”. Idealizado pela companhia em 2015 para ser uma campanha realizada em alguns períodos do ano, o projeto tornou-se uma ação contínua que busca destacar os produtos regionais nos hiper e supermercados da rede. Hoje, é possível encontrar nas lojas diversas seções voltadas especificamente para esses produtos, que ganham destaque em meio aos outros itens oferecidos pela rede. Os pontos “Da Nossa Terra” contam também com materiais visuais que buscam valorizar a história desses pequenos produtos. 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil   

Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721pontos de vendas. Com faturamento de R$ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 88 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.  

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